Autoconfiança – Você precisa dela mais do que imagina

Antes de ler este texto, vale lembrar que ele também está disponível em vídeo acima ou clicando aqui.

No dicionário, a palavra Autoconfiança significa: “a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa.”

Ontem estava no ônibus de volta para casa e percebi a conversa de duas pessoas sobre uma vaga de emprego numa fábrica. Enquanto um dizia que ia participar da seleção, o outro já destruiu todas as chances afirmando que por ser feriado em São Paulo, estaria um “caos” e não ia dar certo de jeito nenhum.

Isso me fez refletir bastante sobre o tal déficit de autoconfiança que se planta dentro de cada um de nós, e se não for controlado a tempo, te transforma em uma pessoa derrotada. Antes mesmo de começar alguma coisa, o sujeito já anula a possibilidade daquilo acontecer, seja a execução de uma idéia, um projeto, ou um trabalho qualquer.

Trazendo o assunto para um lado mais musical, já que estamos no ProgPizza, eu vejo muito a autoconfiança como a presença de palco de um vocalista. Veja, quando digo presença de palco, não necessariamente me refiro ao cara que corre de ponta a ponta como uma galinha, mas aquele que conduz o seu público, interage e se comunica com todos.

Quando você acredita em si mesmo, as pessoas ao seu lado começam a sentir isso e automaticamente passam a acreditar em você. E os benefícios por conta disso são percebidos com o tempo, tudo por conta deste pequeno detalhe.

Quem é incrível?De tempos em tempos recebo alguma mensagem de um visitante do BMReviews ou do ProgPizza, comentando sobre o trabalho que fazemos e que se inspiraram a criar seu próprio canal de comunicação, mas, infelizmente, uma boa parte desses desistem antes mesmo de começar. Porquê? Falta de confiança. E se eles não confiam naquela idéia, eu é que não vou confiar! Na verdade, ninguém vai. E este é um dos principais motivos por tantas idéias e projetos incríveis serem esquecidos com o tempo.

A autoconfiança precisa estar entre os itens necessários para se viver, precisamos diariamente aprender a acreditar em quem somos, naquilo que fazemos ou pretendemos fazer. Seja em uma entrevista de emprego, na venda de um produto ou idéia, ou no início de um novo projeto, faça o seu melhor e mostre para as pessoas como aquilo é incrível – mesmo que não seja – mas não deixe de tentar.

Opa! Mas, cuidado! Não confunda autoconfiança com autopromoção. Respeite o limite das pessoas, saiba seu lugar e entenda que, sozinho, não se chega a lugar algum.

Forte abraço!
Bruno Monteiro – BMReviews

Você pode gostar...