Pareidolia, mais uma masterpiece do Haken

haken

Esses dias atrás eu vim aqui falar sobre Atlas Stone, um dos singles do álbum The Mountain, lançamento do Haken programado para setembro deste ano. Eu fiquei impressionado pra caramba com a musicalidade da banda (e olha que eu sou fã de longa data), mas achava que aquele seria o ponto mais alto de The Mountain (perdão pelo trocadilho *cof cof*). Eis que os caras resolvem me aparecer com Pareidolia, um verdadeiro soco no maxilar tanto pra quem já conhece o grupo quanto pra quem nunca ouviu falar, mas gosta daquele prog da alegria.

Saca só o nível:

Pra quem não sabe, pareidolia é aquele fenômeno de ver coisas onde elas não existem. Por exemplo, ver um rosto em uma tomada, figuras em nuvens ou mesmo um emoticon como o : ) são exemplos de pareidolia. Esse efeito também se aplica a sons, e esse single está repleto desse tipo de coisa.

O que mais gosto em Pareidolia é a diversidade de nuances e o excelente tema principal, que foi usado nos momentos certos. Uma das características do amadurecimento de uma banda de prog é justamente o uso consciente (tá parecendo papo daqueles ecochatos. hahahahaha) de temas dentro das músicas mais longas, e o Haken soube fazer isso com maestria nesse som.

Seguindo o feeling de Atlas Stone, Pareidolia tem um ar épico impressionante. Não apenas a escolha inteligente dos timbres e linhas vocais, mas passagens como o comecinho (que tem uma pegada de música indiana), o sensacional solo de… erm… não sei o nome daquele instrumento e nem vou arriscar adivinhar pra não falar merda, mas deve ser algum primo distante de um bandolim (se você souber, colabore com este pobre editor e me informe nos comentários, por favor) e o final misterioso formam uma atmosfera riquíssima nessa canção. De arrepiar mesmo. Voltando naquele lance do conceito de pareidolia, aqui a gente tem essa experiência de ouvir um mesmo trecho 20 vezes e achar coisas diferentes em cada escutada, como se já não valesse a pena ouvir 1 vez.

The Mountain chega no dia 02 de setembro. Lembre-se dessa informação. Marque essa data no seu calendário com sangue de pterodáctilos silvestres e prepare seus equipamentos de alpinismo. Tenho certeza que será um dos grandes lançamentos do ano e colocará o Haken no super merecido posto de linha de frente da música progressiva atual.

Haken no Facebook

Você pode gostar...