Review: 187 Steps to Cross the Universe, do Jardín de la Croix

187-steps-to-cross-the-universe-capa

Conheci os espanhóis do Jardín de la Croix ano passado com o disco Ocean Cosmonauts (lançado em 2011). Foi uma ótima experiência musical pra mim na época, e acabei me tornando um grande fã do trabalho deles. Esse ano eles estão de volta com 187 Steps to Cross the Universe, um EP extremamente intenso e, na minha opinião, o trabalho mais forte da banda até hoje.

O disco está disponível para download e audição gratuitos no Bandcamp do Jardín de la Croix, mas fica aquela dica de sempre: Se você gostou, apoie a banda e compre o material. Vale a pena.

187 Steps to Cross the Universe é um trabalho repleto de complexidade, mas em meio à variedade de sons encontramos uma beleza singular. A banda evoluiu muito bem desde o último disco, mas mesmo assim manteve a identidade sonora dos álbuns anteriores. Além do experimentalismo sempre presente, encontramos bastante peso, energia e uma excelente produção.

Se você é fã de música instrumental, vai encontrar um prato cheio. Todas as faixas são muito boas de escutar. Apesar de serem diferentes entre si, você percebe que elas fazem parte do mesmo trabalho. Agrupar músicas experimentais de maneira coerente é uma tarefa difícil, e que foi bem executada pra caramba pela banda.

Também vale destacar a capa, que gostei bastante. Apesar das músicas em si terem muitas “cores”, eu acho que a arte combinou com o feeling do EP. Além de alguns elementos divertidos, como o elefante e o robozinho, acredito que as torres sejam algum tipo de referência a Nikola Tesla, o que faz bastante sentido quando você ouve as canções.

Mesmo com um número reduzido de faixas, o Jardín de la Croix mostrou que não está de brincadeira e, na minha opinião, fez um dos melhores discos do ano até agora. Se você gosta de prog instrumental com aquele  “tempero” especial, taí uma ótima pedida.

Tracklist:
01. Man Made Lightning
02. Topsy’s Revenge
03. Colorado Springs
04. Talking With Planets

Jardín de la Croix na internet

Você pode gostar...