Review: A+B, do Quarto Sensorial

quarto-sensorial-capa-a-b

Gosto demais de prog instrumental, e um dos grupos nacionais que mais me chamou a atenção nos últimos tempos foi o Quarto Sensorial (que conheci lá no BMReviews), de Porto Alegre – RS, formada por Carlos Ferreira (Guitarra), Bruno Vargas (Baixo) e Martin Estevez (Bateria). O som deles é muito gostoso de escutar, e o disco A+B acabou sendo uma grata surpresa. Escrever esse review foi um processo bem divertido, pois o trabalho do Quarto é inspirador pra caramba. Vale ressaltar: O CD está disponível para download gratuito e oficial (sem Jack Sparrow por aqui) neste link.

A primeira coisa que se percebe é a mistura da música progressiva com um pouco de jazz, música brasileira e uma cacetada de experimentalismo. Tem muita gente que acha bandas instrumentais chatas, mas aqui temos um material que realmente vale a pena. O processo de composição de uma música sem linhas vocais geralmente demanda mais dos músicos (ainda mais num disco desses, tão repleto de nuances, timbres e outros detalhes que te prendem por horas nas mesmas músicas), e no caso do Quarto Sensorial, a banda foi muito feliz na forma como as músicas foram construídas.

Uma característica muito bacana de A+B é a facilidade com que diversas imagens se formam na cabeça enquanto a gente escuta. O disco é uma jornada musical muito rica, e você com certeza vai querer ouvir várias vezes pra sacar os detalhes peculiares de cada música. Cada trecho, cada timbre e cada frase foram muito bem escolhidos, de forma que todo o disco soa de maneira uniforme, por mais que as músicas tenham partes bem diferentes entre si. O tracklist é relativamente pequeno, então você ouve tudo em pouco tempo, mas, mesmo sendo tranquilo de escutar, você vai se divertir bastante tentando entender cada detalhe que torna esse CD tão incrível.

Uma iniciativa ótima do Quarto Sensorial foi disponibilizar esse disco pra download gratuito. Então, além de curtir um excelente trabalho, você também pode compartilhar à vontade com os amigos. Eu gostaria de encontrar uma versão física dele para comprar (não tenho certeza se A+B já foi prensado), pois é um álbum que vale bastante a pena, incluindo o material gráfico, que traduziu muito bem o som da banda.

Os destaques do CD ficam com Inferno Astral, Voo Livre (Pts 1 e 2), 08:59 am e Samba Cafeinado.

Se você gosta de música instrumental ou se nunca ouviu e quer começar a se aventurar nesse universo, A+B é uma ótima opção.

Tracklist:
A
Biotônico Ferreira
Inferno Astral
Voo Livre Pt.I
Voo Livre Pt.II

B
08:59 am
La Gambiarra
Samba Cafeinado
Quarto Sensorial no Facebook

Você pode gostar...