Review: Built by Elements, do Fernando Molinari

fernando_molinari-built_by_elements

Muitos baixistas brasileiros são grandes ídolos pra mim. Alberto Continentino, Thiago Espírito Santo, Zuzo Moussauer, Michel Pipoquinha, Ebinho Cardoso… A liste segue.

Só que um nome entrou pra essa lista recentemente. Se você frequenta o ProgPizza há algum tempo, com certeza lembra das caras de psicopata que o Fernando Molinari faz no clipe de Risk Factor, mas depois de ouvir seu novo disco, Built by Elements, você também não vai conseguir esquecer o som absurdo que esse cara faz.

Só como um tchan, o Fernando saiu no canal da Bass the World, que é um dos maiores veículos especializados do mundo. Se eu fosse o Faustão, é certeza que eu ia mandar um OOOLHA ESTA FERA, BICHO agora mesmo.

Saca só:

Mesmo sendo um disco bastante técnico (que alguns até classificariam como “música para músicos”), Built by Elements se destaca por ser um trabalho divertido pra caramba de se ouvir.

Não apenas o Fernando, mas todos os músicos que o acompanham neste CD são fantásticos. Estão presentes os senhores Bruno Valverde (bateria), Andre Nieri (guitarra), Davi Filho (guitarra) e Dallton Santos (guitarra). Esse time é quase aquele meu glorioso Palmeiras de 94.

Claro que, apesar do disco ser divertido de ouvir, ele não é apenas isso, e se você gosta de técnica, vai encontrar passagens que vão te arrepiar até o pelo do sovaco.

Built by Elements oferece desde o som trabalhado que comentei até coisas com bastante feeling (como a música Luca) e vários momentos bem viajados, que vão agradar demais quem curte um prog (como Cosmo Funk, por exemplo). Falando em prog, Tropical Rain tem algo que eu gostei pra caramba: a música tem um pouquinho daquele ritmo meio Meshuggah, mas com uma roupagem tão diferente que tornou a faixa numa das coisas mais sensacionais que ouvi no ano até agora.

Acho bacana que exista esse tipo de material, porque mesmo entre quem gosta de música, existem aqueles que pensam no baixo apenas como um acompanhamento, sendo que o instrumento oferece muito mais, e em Built podemos ver vários desses usos, executados com esmero.

A música instrumental brasileira ganhou um grande presente com este álbum, e espero de verdade que o Fernando continue fazendo mais música e inspirando gente talentosa a fazer o mesmo. Aproveito para agradecê-lo demais por ter me enviado o CD aqui na pizzaria. Postei uma foto lá na nossa fanpage. Se você quiser conhecer o produto físico, cola lá.

Fernando Molinari no Facebook

Você pode gostar...