Review: Course of a Generation

narnia-course_of_a_generation-front

O primeiro CD de Metal que ouvi na vida foi Long Live the King, do Narnia. Sem dúvidas, Narnia foi uma banda que teve um papel fundamental na minha educação musical. Não fosse a influência deles, muito provavelmente eu não teria contato com o mundo do rock pesado, e esse blog poderia, inclusive, se chamar PagodePizza.

Deixando minha história de lado e contando um pouco a da banda, Course of a Generation foi um disco que marcou definitivamente a história do Narnia por 2 motivos, um bom e outro ruim: O bom é que eles voltaram do já excelente Enter the Gate com um som ainda mais moderno, pesado e original; O ruim é que a banda infelizmente encerrou suas atividades após esse álbum por conta dos compromissos pessoais de alguns dos membros (não houveram brigas, como estamos acostumados a ver por aí). Outro ponto marcante é a entrada do novo vocalista, Germán Pascual, que, apesar das dúvidas de alguns na época, se encaixou perfeitamente ao estilo da banda e, na minha opinião, contribuiu demais pro trabalho do Narnia nesse CD, dando uma personalidade ímpar pro disco. Ele chegou, inclusive, a ganhar o prêmio de melhor vocalista de 2008.

Couse of a Generation, em comparação com os trabalhos antigos da banda, tem um estilo diferente pra caramba, começando pela capa, que não tem o tradicional leão (depois que a Disney adquiriu os direitos do nome Narnia, a banda foi proibida de usar a figura do leão). O disco é muito pesado e moderno, chegando a extremos, como a faixa-título Course of a Generation e Armageddon. Já nas mais calmas (também pesadas), como Rain, Scared e One Way to Freedom, Germán mostra toda sua versatilidade vocal e desenvoltura com timbres mais limpos. Isso mostra que o cara realmente foi a escolha certa, e, também, um dos principais motivos de eu lamentar por ver a banda acabar depois desse CD. Course te deixa com vontade de ouvir mais, é um álbum vibrante e com muita qualidade. Logo nas primeiras escutadas você pega um carinho especial pelo CD. É um trabalho que sem dúvida fez e faz parte da trilha sonora da vida de boa parte dos fãs (incluindo este aqui).

Ao mesmo tempo que é triste ver alguns dos heróis da sua adolescência se separarem, é confortante saber que eles deixaram um legado excepcional e um último trabalho, no mínimo, respeitável e que será lembrado como um clássico definitivo na discografia da banda.

MySpace do Narnia: www.myspace.com/narniaofficial

Você pode gostar...