Review: Dark Ravishing Energy, do Júlio Stotz

julio-stotz

Minha dica de hoje é o EP do Júlio Stotz, um tecladista brasileiro que reside nas terras longínquas da Letônia. Você sabe onde fica esse país? Bem, eu não sei exatamente, mas o fato do cara morar lá mostra que o prog pode invadir até os locais mais inóspitos.

Dark Ravishing Energy é o novo trabalho do Júlio. Vale dizer que todo o material (com exceção dos solos de guitarra na última música) foi feito pelo próprio Stotz. Da composição à masterização. É sempre muito legal conhecer histórias de one man band como essa, mas mais legal ainda é ouvir o resultado disso tudo.

Saca só:

Dark Ravishing Energy é uma coleção de ideias muito legais, principalmente as de teclado (como na faixa Versonnen). O que eu faria diferente são alguns detalhes da produção. Penso que com uma banda completa as composições ganhariam mais força, mas mesmo assim, se você já ouviu algum outro material do Júlio (disponível no Soundcloud dele), dá pra sacar que esse EP marca uma evolução do cara.

Outra coisa bacana do disco é a participação do Olaf Thorsen, do Vision Divine, e do Ivan Mihaljevic, da banda Side Effects. Ambos mandaram os solos de guitarra na música In Spite Of Everything, e se você é fã dessas bandas (eu curto bastante o Vision Divine, aliás), vai gostar de conferir as participações.

Esse EP é um motivador pra quem quer fazer algum trampo, mas acha que não vai conseguir tirar nada do papel sozinho. Também me bateu uma curiosidade de ver o Júlio participando em mais projetos. Eu não sei se a Letônia tem muitas bandas de metal, mas a internet taí pra isso. hahahahaha

Agradeço demais ao Júlio Stotz por ter me mandado o disco completo. Se você gostou do trampo dele, pode dar uma força adquirindo o EP no iTunes.

Você pode gostar...