Review: Enigma, do Seven Side Diamond

seven-side-diamond-enigma-cover

Hoje vim falar de uma banda que estou escutando compulsivamente há algumas semanas (Inclusive, já fiz uma review deles, que você pode ler neste link). Trata-se do Seven Side Diamond, grupo curitibano formado pelos jovens Diego Américo (vocal), Diego Porres (baixo), Andre Fadel (teclado e piano), João Fadel (guitarra) e Casimiro Araújo (bateria). O álbum Enigma, lançado em 2011, é um daqueles trabalhos que impressiona pela criatividade e pela coragem dos caras em fazer algo com personalidade, sem se prender naquela coisa xarope de “será que vão achar diferente demais?”. O disco tem uma cacetada de pontos altos, e vou falar um pouco sobre os que mais me chamaram a atenção.

Vou tomar a liberdade de dividir o disco em duas partes: As primeiras 5 músicas e a suíte Enigma.
Na primeira parte a gente é recebido com The Pact (e Prolusion, uma intro que já coloca o ouvinte naquele clima sagaz). Na minha opinião, essa música resume bem a ideia da banda nesse álbum. The Pact é repleta de experimentalismo, harmonias bem colocadas e uma composição muito inteligente. Destaco as linhas de baixo que alternam entre diversas técnicas e mesmo assim soam uniformemente. A produção de Enigma ficou sob responsabilidade da própria banda, e eles fizeram um trampo ótimo, então a gente pode ouvir todos os instrumentos o tempo todo, sem que nenhum encubra o outro e sem que nenhum fique escondido (é muito chato quando você quer ouvir um instrumento e ele tá bem baixinho, lá no fundo da mixagem. Aqui isso não acontece em momento algum).

Outro ponto pra você ficar esperto são as letras, principalmente de Shine e Metasong. Essa última, como o nome sugere, é uma música que fala sobre si mesma, então é realmente divertido acompanhar a letra enquanto a canção se desenrola. Diego Américo soube interpretar muito bem não apenas essas músicas, mas todo o CD, então, se você gosta daquelas linhas vocais mais trabalhadas, vai encontrar um prato cheio em Enigma.

Falando sobre a suíte Enigma, acredito que essa música merecia uma review inteira só pra ela. Ela tem mais de meia hora de duração e é dividida em 13 partes. A musicalidade da Enigma é, provavelmente, uma das coisas mais legais e envolventes que já ouvi. Ela passa por uma pancada feelings diferentes, e se você ouvir com atenção, vai poder embarcar numa experiência sonora única, empolgante e rica pra caramba.

As timbragens escolhidas pra esse álbum não poderiam ser melhores, e cumprem muito bem sua função, que é fazer a gente mergulhar no clima das canções tal qual um submarino dourado. Se você é como eu, e gosta de prestar atenção nesses detalhes técnicos, vai perceber um carinho e um cuidado especial da banda em cada trecho. O disco fica melhor ainda quando a gente vê uma produção feita com tanto esmero.

A forma como as letras foram escritas é diferente do que no resto do disco. Além de um tom mais enigmático (vale a redundância), a parte lírica também é um recurso de imersão no trabalho. Vale a pena acompanhar as músicas com o encarte em mãos. Aliás, falando no dito cujo, as artes do encarte foram bem escolhidas e transmitem a essência de cada música muito bem.

Enigma é um CD que tem tudo para ser celebrado pelos fãs do prog nacional como uma das obras de arte mais bem executadas até hoje. O Seven Side Diamond foi extremamente feliz na concepção desse trabalho. Se você gosta de música técnica, com boas harmonias, linhas de bateria criativas e precisas, solos fantásticos e aqueles trechos que grudam na cabeça, taí um disco indispensável pra sua coleção.

Você pode ouvir o CD Enigma na íntegra e de graça lá no site da banda, mas, se você gostou do disco, compre a versão física dele. Não apenas pelo fato de ajudar a banda, mas por que é uma outra experiência curtir o som com o material em mãos. Também tá pra sair o DVD Enigma, que contém todos esses vídeos que estão aqui no post, além das outras músicas do álbum. Com certeza vai ser mais um trampo de derrubar o sabiá do poleiro.

Tracklist:

01. The Pact
02. Unique Verse
03. Metasong
04. Shine
III.Goodbye
II. Gape the Wonder
I. Backward
05. Enigma
I. Psique Door
II. Sunset
III.Infinite Night
IV. Loom in the Sky
V. Labyrinth Lake Mind
VI. Cryptic Wars
VII. Sunland Island
VIII. Secret Dive
IX. Before
X. Offhand Funeral
XI. In
XII. Life Party 2
XIII.Speranza

Site do Seven Side Diamond

campanha-anti-troll

Você pode gostar...