Review: Fear is the Enemy, do Fountainhead

Fountainhead-Fear-Is-The-Enemy-Cover

É impressionante o que você pode encontrar numa visita ao BandCamp (não estou sendo pago pra falar isso. hahahaha). Esses dias me deparei com o Fountainhead, um guitarrista solo da Alemanha (seu nome real é Tom Geldschläger). Ele está produzindo uma série de 4 EPs. O primeiro deles, Fear is the Enemy, pode ser baixado gratuitamente lá no BandCamp (embora eu recomende que você deixe algum dinheiro pra apoiar esse projeto, que é de explodir cabeças).

Fear is the Enemy é um trabalho realmente vasto no que diz respeito a timbragens e harmonias. Logo no começo, em Hithérto, o som já te deixa intrigado pelo que estar por vir. O disco é muito confortável de ouvir, e as guitarras, mesmo sendo bastante técnicas, têm um feeling absurdamente legal. A capacidade do Tom de criar ambientes e cores com sua música é realmente impressionante. Esse é um daqueles álbuns que não dá pra ouvir uma vez só.

Ao mesmo tempo que é um álbum musicalmente complexo, o EP é acessível tanto para quem ouve prog há muito tempo quanto para quem está começando a gostar do estilo agora. A maioria das músicas é mais lenta do que o “normal” do prog instrumental, mas acho que essa foi uma boa escolha. Dessa forma, podemos perceber uma variedade de timbres e técnicas, e ouvir cada uma das faixas se torna uma experiência mais profunda e completa. O experimentalismo aqui ultrapassa a barreira dos efeitos sonoros e parte pra uma coisa mais musical de fato. Se você prestar atenção, vai notar a influência de diversos ritmos típicos de vários países (um exemplo disso está nesse vídeo, embora a música dele não esteja em Fear is the Enemy).

Eu geralmente escolho as músicas de destaque, mas como este é um EP com poucas faixas, não vou fazer isso dessa vez (ainda mais sendo um trabalho tão bom quanto esse. É injusto).  Se você gostou do single em vídeo, pode ter certeza que vai curtir pra caramba o disco todo.

A criatividade do Fountainhead me surpreendeu demais. Com certeza este é um dos projetos que vai influenciar as novas bandas que estão por vir por conta de sua criatividade e qualidade sonora. Já que é uma série de vários EPs, estou muito ansioso para os próximos!

Tracklist:
Hithérto
I Do and I Will
Fear is the Enemy
Electric Lullaby
Fear is the Enemy (Versão Estendida)

Você pode gostar...