Review: Reality Field, do Sigma Project

sigma_project-reality_field

Finalmente foi lançado o Reality Field, primeiro disco dos nossos amigos do Sigma Project. Eu estava bastante ansioso pra ouvir o resultado, e como é de se esperar, os caras mandaram mais um lançamento de peso.

Bora ouvir:

 

Tem duas coisas importantes a serem ditas aqui. A primeira é que Reality Field reúne todos os singles da banda lançados até o momento, além de um épico inédito com cerca de 20 minutos. A segunda é que os caras não simplesmente jogaram as músicas da internet no álbum. Todo o material foi regravado, e se você é daqueles que gosta de explorar, vai encontrar muitos novos detalhes, o que é sensacional.

Junto da segunda novidade, tem mais outra que não poderia passar batida de forma alguma. Todas as baterias foram regravadas pelo integrante mais recente do quarteto, o Marco Bicca. O trabalho dele realmente fez a diferença no som do Sigma, e se você já conhecia os sons antigos, tenho certeza que vai concordar comigo.

As performances espetaculares dos caras do Sigma Project foram complementadas também com as orquestrações do Michał Mierzejewski, que mesmo com o nome complicado é bastante conhecido pelo projeto Symphonic Theater of Dreams (um tributo orquestrado ao Dream Theater que vale a pena você caçar depois).

Já resenhamos quase todos os singles da banda aqui no ProgPizza, então se você quiser saber em detalhes as impressões sobre cada um, é só clicar nos links:

Eden
Tyranus
Binding Chains
Sea
Analysis

O épico The Course of All There Is eleva o nível de tudo o que foi feito pelo conjunto até hoje a um novo patamar, especialmente no que diz respeito a composição. São vários trechos bonitos pra caramba. Penso que nessa faixa a banda atingiu o equilíbrio entre o virtuosismo e o feeling. Pra mim, foi o ponto alto do disco.

A impressão que Reality Field me deixa é a de que o cenário do prog no Brasil está evoluindo demais, pois um trabalho dessa magnitude, não apenas com uma musicalidade acima da média, mas com timbres escolhidos a dedo e uma produção fantástica está se tornando menos rara por aqui, fato ótimo para os entusiastas do estilo. O CD está empolgante do começo ao fim, e penso que todos que torcem pelas bandas brasileiras vão olhar pra esse trabalho com o mesmo carinho com o qual ele foi feito pela banda.

Sigma Project no Facebook

Você pode gostar...